Na era das redes sociais e da cultura da imagem, a pressão estética é uma questão para muitas pessoas. Dos corpos supostamente ‘‘perfeitos’’ às características faciais idealizadas, somos constantemente expostos à padrões inatingíveis de beleza. Essa pressão não só afeta nossa autoestima, mas também molda nossas escolhas, alimentando uma busca incessante pela aprovação alheia. No entanto, é essencial lembrar que a verdadeira beleza reside na diversidade e na autenticidade. Desafiar os padrões estabelecidos e cultivar uma relação saudável com nossa própria imagem são passos fundamentais para nos libertar. Que abracemos a nossa singularidade!
Dito isso, aqui vão três dicas que podem te ajudar nesse sentido:
- Pratique a autoaceitação: reconheça e aceite que você é única. A sua existência deve ir muito além de sua aparência física e é nisso que há beleza!
- Limite sua exposição às mídias, principalmente sociais: reduza o tempo que você gasta consumindo conteúdo que promove padrões inatingíveis de beleza. Isso pode incluir deixar de seguir algumas pessoas e começar a seguir àquelas que demonstrem diversidade corporal e facial.
- Por fim, desenvolva interesses que nutrem sua autoestima: busque atividades que a faça sentir-se bem consigo mesma e que promova uma sensação de realização pessoal. Concentrar-se em aspectos da vida que vão além da aparência pode ajudar a reduzir a importância exagerada atribuída à pressão estética.